domingo, 31 de outubro de 2010

Deus Escolhe Os Pequenos Para Fazerem Grandes Coisas

Dom Michael Santier, preside Missa no 14ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica
O bispo da cidade de Créteil, na França, Dom Michael Santier, enfatizou na Santa Missa deste sábado, 30, que as Novas Comunidades precisam viver a humildade, para que unidas possam levar o anúncio do Reino do Céu. "Humildade conduz a união, mas se pararmos em nós mesmo, passamos a não precisar dos outros, e é a união entre nós que nos leva cada vez mais longe ao serviço da humanidade", afirmou.
Neste terceiro dia da XVI Conferência Internacional daFraternidade Católica das Novas Comunidades, que acontece em Assis, na Itália, Dom Michael lembrou quando o CardealStanislaw Rylko citou as palavras de Bento XVI. "As Novas Comunidades portam os frutos para a Igreja quando estão inseridas nas paróquias com humildade".
Durante o sermão o celebrante enfatizou as palavras de São Paulo, que foi lida na liturgia eucarística da celebração. "Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim". O bispo relatou a audácia de São Paulo ao afirmar: "É Cristo que vive em mim". "Essas palavras foram um grito de fé, de louvor, de amor, de alegria, e de ação de graça e não vem de Paulo, mas do poder do Espírito Santo", explicou.
Ainda durante seu discurso o presidente da celebração salientou que a humildade é o caminho para anunciar a Boa Nova. E exortou as Novas Comunidades a não desejarem o primeiro lugar. "Muitas vezes os movimentos desejam ser os mais queridos, lembremos quando Jesus diz aos seus discípulos o que vocês discutem, os discípulos baixaram o olhar, pois haviam discutido quem deles era o melhor, como diz São Marcos, eles nada compreenderam porque Jesus vinha anunciar a sua sua morte de cruz e ressurreição".
Encerrando a homilia Dom Michel convidou o clero presente na celebração para interceder pelos membros das Novas Comunidades. "Caros amigos bispos, padres e diáconos precisamos da sua oração para recebermos o dom de humildade e serviço, e nesta Eucaristia vamos rezar para que cada uma das comunidades recebam este dom, para que o Senhor possa manifestar através de nós".




Fraternidade Católica
A Fraternidade Católica é um organismo criado pelo Pontifício Conselho para os Leigos que tem o objetivo de integrar as Novas Comunidades Católicas da Renovação Carismática Católica (RCC). Elas abrem espaço para que o leigo católico participe mais ativamente da vida da Igreja. Nessas comunidades, religiosos e famílias vivem e trabalham juntos em prol da evangelização.
De acordo com Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolita de Belém (PA) e Conselheiro Espiritual da Fraternidade Católica, "As Novas Comunidades expressam a solicitude de Deus, que envia o seu Espírito Santo para dar resposta às diversas situações da Igreja e da sociedade".
De 28 a 31 de outubro, a TV e o Portal Canção Nova realizam a cobertura jornalística da 14ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, promovidos pelo Pontifício Conselho para os Leigos, em Assis, Itália.