domingo, 26 de abril de 2009

Rezar mais para rezar melhor

Quanto Menos Rezamos, Menos Vontade Temos

Para aprender a rezar é preciso simplesmente rezar muito, saber recomeçar indefinidamente a rezar sem se cansar, mesmo se não há resposta imediata, mesmo se não há nenhum resultado aparente.

Uma vidente perguntou a nossa senhora: mãe, o que devemos fazer para rezar melhor?” nossa Senhora respondeu: “Rezar mais! “ . Quanto mais rezamos, mais vontade temos de rezar; quanto menos rezamos, menos vontade temos.

Quando eu era bebê, fui tomando por uma anemia profunda que passei muitos anos combatendo; tenho ainda desagradáveis lembranças dessa luta. O problema é que, por ter anemia, não sentia vontade de comer; por que não comia, tinha anemia, e por ter anemia, não sentia vontade de comer; e porque não comia, tinha anemia... e assim por diante. O ciclo não é só vicioso, é fatal.

O remédio era, querendo ou não, comer, comer, comer...

Lembro-me dos ovos crus e dos bifes de fígado crus, nada apetecíveis que eu comia a força. Era preciso afastar a anemia. O remédio é alimentar-se ainda que forçosamente e, se temos pessoas que nos amam a nossa volta, elas devem nos obrigar a comer para a nossa salvação.

Para o mal de deixar a oração, não há outro remédio senão recomeçar. Precisamos sair da inércia e retomar o nosso relacionamento com Deus, ainda que não tenhamos gosto para já. As pessoas muito ativas ajudariam mais a Igreja, deixariam Deus mais satisfeito, além de darem um bom exemplo se gastassem ao menos a metade do tempo empregadas nas boas obras, em permanecer com Deus na oração.

Márcio Mendes

Dia 26/04 Canonização de Quatro Beatos Para a Igreja

Arcangelo Tadini: sacerdote do interior de Brescia (Itália) que viveu de 1846 a 1912, é figura cristalina e fascinante. Homem de iniciativa, sacerdote autêntico, soube entrelaçar ousadia e fé, amor pelos homens e amor a Deus, austeridade e ternura.

Bernardo Tolomei: nasceu em Siena (Itália) em 10 de maio de 1272. Era um membro da Confraria do Disciplinati di Santa Maria della Notte dedicado a ajudar os doentes no hospital della Scala. Querendo viver um cristianismo mais radical ele, com mais dois companheiros, escolheu uma vida caracterizada pela oração, trabalho manual e silêncio. E anos depois, construiu o mosteiro de Santa Maria di Monte Oliveto.
Tadini, Tolomei, Nuno e Volpicelli

Nuno Álvares Pereira: nasceu em Portugal a 24 de Junho de 1360. O amor pela eucaristia e pela Virgem Maria são a trave-mestra da sua vida interior. Assíduo à oração mariana, jejuava em honra da Virgem Maria às quartas-feiras, às sextas, aos sábados e nas vigílias das suas festas. Assistia diariamente à missa, embora só pudesse receber a eucaristia por ocasião das maiores solenidades. Com a morte de sua esposa, doa todos os seus bens e decide entrar no convento carmelita por ele fundado.

Catarina Volpicelli: nascida em Nápoles (Itália), no dia 21 de janeiro de 1839, fundou a ordem das Servas do Sagrado Coração, pertence à classe dos "apostólos, dos pobres e marginalizados", que no século XIX para Nápoles foram um luminoso sinal da presença de Cristo "Bom Samaritano", que se aproxima de cada homem que sofre no corpo e no espírito, para derramar sobre suas feridas, o óleo da consolação e o vinho da esperança.

domingo, 19 de abril de 2009

Anunciar a misericórdia

No Evangelho de hoje, Marcos começa falando: “9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar”. Mc 16, 9-11

Os discípulos estavam de luto e chorando. Imagine 11 homens dentro de uma sala, de luto, chorando. Esqueceram que Jesus havia dito que no 3º dia ressuscitaria.

Maria Madalena anunciou a eles que Jesus havia ressuscitado, mas eles não acreditaram. Os discípulos de Emaús voltaram e também anunciaram que viram Jesus ressuscitado, mas também não acreditaram. Eles queriam permanecer chorando.

Já que não acreditaram nas mulheres e nem nos discípulos de Emaús, Jesus aparece aos 11 e os repreende.

Não tenham um coração duro. Jesus ressuscitou e realmente está no meio de nós.

“E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Mc 16,15

O que Jesus estava dizendo para os apóstolos anunciarem ao mundo?
O que nós devemos anunciar á humanidade?
O que devemos falar está em 1Cor 15,3.

Jesus morreu por nossos pecados. O mundo precisa saber, principalmente as pessoas que se afastaram de Deus, que Jesus morreu por elas também.

As pessoas não querem ouvir de nós uma ameaça de Deus. Elas precisam ouvir que Deus as quer acolher, pois foi isso que Ele fez quando morreu na cruz. Aí eles voltarão para Deus.

Nosso Deus nos perdoa, por pior que seja o seu pecado. Jesus mandou os discípulos anunciaram que Ele perdoa.

Nós não acreditamos muito no perdão de Deus, tanto que quando o padre não nos dá uma penitência a gente desconfia.
Quando o filho pródigo volta para casa do pai, depois de ter errado muito, o pai não quis saber de nada, só quis abraçá-lo e perdoá-lo, de tanta alegria de seu retorno.

Deus nunca vai rejeitar um pecador, mas nós precisamos ir até Ele! Somos nós, em nossa liberdade, que temos que ir até Ele.

A gente pensa que quando vamos para Deus com nossos pecados, Ele vai nos repreender. Não, Ele vai nos acolher.
Tem gente que quando cai no pecado, até pára de rezar. Não gente... lugar de pecador é nos braços do pai. Vai atrás do Pai! Ele quer dar o perdão a você.Deus não é um Deus castigador, é um Deus-perdão e misericórdia.

Porque falamos 'Evangelho da salvação'? Por que é isso, é Deus que perdoa nosso pecado.
Não fuja de Deus. Quanto mais perto de Deus, melhor vai ficar, por que Ele é perdão.

Misericórdia é Jesus que esquece o nosso pecado e nos perdoa.

“A minha misericórdia é maior que as tuas misérias”. Pag. 376 do Diário da Irmã Faustina.

Não tem como medir a misericórdia de Deus.

Jesus veio à Terra por você. Só por esse motivo! Por você Ele se deixou ser pregado na cruz. Ele só tinha um pensamento: salvar você.

O que causa dor no coração de Deus, é não acreditarmos que Ele nos perdoa. A nossa desconfiança.

Quer alegrar o coração de Deus? Chegue diante dEle e diga: 'Jesus, meus pecados estão aqui, mas eu confio em Vós!'.

Ide por todo mundo e anunciai: Ele perdoou todos os nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia!

Padre José Augusto
Padre da Comunidade Canção Nova

O miserável e a misericórdia

Temos aqui hoje, uma relíquia de Santa Faustina. E onde está a relíquia, está também o santo. Jesus misericordioso também está aqui. Já estamos envolvidos em Sua misericórdia.

A cada ano, a festa da misericórdia se torna essa concentração do povo de Deus, e o momento privilegiado de Sua misericórdia.

'Desejo que os sacerdotes anunciem essa minha grande misericórdia' Diário da Irmã Faustina nº 50

Todos nós podemos ter uma experiencia pessoal e comunitária com esse Deus eterno e misericordioso.

Em S. João 8, 1-11 fala do encontro da misericórdia com a miserável. O Senhor hoje, fala a cada um de nós.
“Jesus foi para o Monte das Oliveiras. De madrugada, voltou ao templo, e todo o povo se reuniu ao redor dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. Colocando-a no meio, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi flagrada cometendo adultério. 5.Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu, que dizes?” Eles perguntavam isso para experimentá-lo e ter motivo para acusá-lo. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever no chão, com o dedo. Como insistissem em perguntar, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” Inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Ouvindo isso, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a mulher que estava no meio, em pé. Ele levantou-se e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor!” Jesus, então, lhe disse: “Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”.

Temos aqui uma situação extrema, muito difícil. Uma situação de morte. Temos uma pessoa condenada. E qualquer palavra do Senhor naquele momento poderia levá-la à morte ou à liberdade.

Os justos trouxeram a mulher, mas não estavam preocupados com ela, queriam pegar Jesus. E na lei de Moiśes, a mulher que adulterasse, merecia a morte. O destino daquela mulher era a morte.

Quantos no meio de nós talvez se encontrem em situações extremas, difíceis, se sentindo sem solução?

Aquela mulher estava para ser condenada, e era 'justo' segundo a lei de Moisés que ela fosse morta. Mas, entre a lei dos homens e a justiça, surgiu a misericórdia de Jesus.

Se ela tivesse conhecido Jesus antes, ela não estaria naquela vida. Ela não esperava por aquele encontro com o Senhor. Mas, para ela brilhou a misericórdia.

E no Diário nº 1448 diz assim: “Minha filha, ainda que a alma esteja em decomposição como um cadáver, e ainda que humanamente não haja possibilidade de restauração, e tudo já esteja perdido, Deus não vê as coisas dessa maneira.”

Obrigado Senhor, porque o Senhor não vê as coisas dessa maneira. Para mim pode até parecer tudo acabado, e eu até já me sinta condenado. Ainda que eu creia que já esteja tudo perdido, Deus não vê dessa maneira. Obrigado Senhor!

Não existe caso perdido para Deus, que na sua misericórdia não veio condenar, veio salvar!
Aquela mulher não tinha mais saída, mas Jesus entrou com a misericórdia e disse: 'Quem não tem pecado, atire a primeira pedra'.

Todos foram embora, por que todos são pecadores. Mas, todos são alvos da misericórdia de Deus.

O pecado e os erros, não têm a última palavra em nossas vidas.

Somos muito rápidos para julgar e lentos para acolher. Jesus está nos dizendo para não nos apressarmos em julgar. Na hora do nervosismo dá vontade de falar mil coisas... e Jesus nos pede calma.

Deus sempre tem uma palavra que liberta e ilumina. No desespero, não se precipite. Jesus nos ajuda a termos um pouco mais de paciência e acreditarmos que pelo poder da graça de Deus, as pessoas podem mudar.

Diz às almas minha filha, que não impeçam a entrada da minha misericórdia em seus corações.” Diário 1577

Tanto o pecador como o justo, necessitam da minha misericórdia. A conversão e a perseverança são uma graça da minha misericórdia. Hoje é o dia de abrirmos o nosso coração à misericórdia, para o Senhor entrar e agir em nossas vidas.

O que levou aqueles fariseus a irem embora? Um coração duro. No coração duro Deus não pode agir, não tem espaço para sua misericórdia. E um coração duro é um coração orgulhoso, auto-suficiente. Nós não somos nada, precisamos de Deus, de Sua misericórdia.

Deus fez na vida daquela mulher, mas não pôde fazer na vida daqueles homens por causa do orgulho. O orgulho é o pecado próprio do demônio.

Sepulte o orgulho do seu coração e escancare o seu coração para a misericórdia!

Jesus não condena o pecador, e sim o pecado. E disse para aquela mulher: 'eu também não te condeno, vá...e não peques mais'.

Hoje pode começar o primeiro dia de uma vida nova em Cristo Jesus, basta de cada um de nós queira. Ele está disposto a derramar muitas graças.


Padre Hamilton Nascimento
Membro da Comunidade Canção Nova, ordenado dia 27 de dezembro de 2005.

sábado, 4 de abril de 2009

O Melhor Ginecologista

Uma mulher chega apavorada no consultório de seu ginecologista e diz:
- Doutor, o senhor terá que me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e já estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro...

O médico então perguntou:
Muito bem. O que a senhora quer que eu faça?

A mulher respondeu:

Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda.

O médico então pensou um pouco e depois de algum tempo em silêncio disse para a mulher:
Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora.

A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido. Ele então completou:
Veja bem minha senhora, para não ter que ficar com dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, a senhora poderá descansar para ter o outro, terá um período de descanso até o outro nascer. Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco...

A mulher apavorou-se e disse:
Não doutor! Que horror! Matar uma criança é um crime.

E o médico disse:
Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la.

O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito. Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no seio materno.

O CRIME É EXATAMENTE O MESMO!!!!!


Você sabe desde quando Deus te ama?


DESDE O VENTRE DA TUA MÃE!


Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.(Salmos 139:16)